COOPENSINO

COOPENSINO – Cooperativa de Ensino Superior

A COOPENSINO – Cooperativa de Ensino Superior (adiante designada por COOPENSINO ou Cooperativa) organização sem fins lucrativos, com sede no Mindelo, foi criada em 2008, tendo os seus estatutos sido publicados no Boletim Oficial nº 38, III série, de 19 de setembro de 2008.

A COOPENSINO exerce a sua atividade com base na cooperação e entreajuda dos sócios e na observância dos princípios cooperativos, como decorre dos artigos 354º e 355º do Código das Sociedades Comerciais (CSC), aprovado pelo Decreto-legislativo n.º 2/2019, de 23 de julho. É uma sociedade cooperativa que se integra no ramo de ensino e qualifica-se como de primeiro grau, nos termos do artigo 357º, números 1 e 2 do referido Código.

Conforme Estatutos a COOPENSINO tem como objeto social o exercício de atividades visando o ensino superior universitário e politécnico, a investigação e o desenvolvimento e a especialização tecnológica, compreendendo a promoção de encontros e seminários, a produção de livros técnicos e textos científicos, bem como todas as atividades conexas.

A COOPENSINO é, nos termos do Decreto-Regulamentar número 20/2009, de 16 de novembro, a entidade instituidora do ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, sendo, por isso, titular do mesmo e proprietária dos bens, assim como do ativo e do passivo resultantes da sua atividade.

 

— O ISCEE do Século XXI

 

Trinta anos depois do seu nascimento e tendo granjeado aos poucos uma sólida imagem no mercado nacional e internacional, o ISCEE, atualmente, goza de um nome e de um prestígio que devem ser reforçados e emoldurados num elevado padrão de “Escola de Excelência”, que a instituição pretende ser nas áreas de contabilidade, economia, gestão e afins. Entretanto, o crescimento e a evolução do Instituto Universitário não foram acompanhados da necessária evolução dos órgãos de governo nem da estrutura organizativa.

Hoje, a necessidade de um reposicionamento da instituição, face ao contexto, à dinâmica socioeconómica e cultural e, ainda, à acelerada expansão do ensino superior, com o aparecimento de várias instituições similares, é indesmentível. Os desafios de correr a frente das tecnologias faz-se sentir cada vez mais com a deflagração da crise pandémica da COVID-19 originada pelo novo coronavírus, SARS-Cov-2, obrigando-nos à medidas profiláticas de distanciamento social e de proteção individual jamais vistas na história. Os sistemas de ensino e formação tem sido campo das maiores experiências, colocando-se o desafio de combinação de ensino presencial com o ensino à distância, em todos os níveis, países e domínios. Uma nova face da Revolução das TIC emergiu desde o I trimestre de 2020.

Por outro lado, o imperativo legal impele a criação de órgãos de governo próprios de uma Instituição de ensino superior e a adequação da estrutura organizativa por forma a responder às normas estabelecidas. Estes aspetos constituem, sem dúvida, desafios importantes, mas, concomitantemente, não deixam de representar oportunidades de afirmação, mormente, no tocante à qualidade do que no ISCEE se faz, foco principal da sua ambição e prática de quase três décadas.

Para isso é imprescindível adaptar a estrutura organizacional e funcional do ISCEE, tornando-a flexível, adequada ao bom desenvolvimento das suas atividades, de procurar salvaguardar o ativo intangível imensurável que constitui o capital de experiência do ISCEE, que inclui o valor da marca ISCEE, os discentes, os docentes, os funcionários, os diplomados, a mística do negócio, a experiência em planeamento estratégico e de planeamento e implementação da estratégia de marketing, isso tudo em ambiente de muitas incertezas quanto ao advir.

Nessa linha, torna-se necessário cumprir com as exigências legais vigentes no país, nomeadamente de atualizar, gradualmente, e implementar os instrumentos de gestão interna do ISCEE e dotar a instituição de seus órgãos de governo, nomeadamente de um Presidente e dos Conselhos, para potenciar o seu desenvolvimento, assegurar a implementação na plenitude de todos os seus regulamentos, incutir um Sistema de Gestão de Qualidade e preparar a instituição para respetiva certificação, sem prejuízo dos sistemas de autoavaliação à que por Lei, estarão sujeitas as instituições de ensino superior, no quadro da legislação que regula o sector.

— Fundado em

1991

— Sede

Ilha de São Vicente

— Polo

Cidade da Praia

ISCEE

ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais

O ISCEE, estrutura técnica principal da COOPENSINO, é um estabelecimento de ensino superior particular e cooperativo, com sede, também, no Mindelo e dois Polos Universitários, respetivamente em Mindelo e na Praia, é um Instituto Universitário que se insere no sistema educativo cabo-verdiano, cuja atividade é considerada de interesse público e goza das prerrogativas das pessoas coletivas de utilidade pública, conforme estatutos homologados pelo Membro de Governo que tutela o setor da educação, a 26/05/2015 e publicado no Boletim Oficial.

O ISCEE tem como campo de ação as ciências técnicas e empresariais aplicadas ao ensino, à investigação, à extensão e à prestação de serviços. O objetivo central do ISCEE é formar quadros nas Ciências Económicas, Gestão Empresarial e Contabilidade.

Os órgãos de gestão do ISCEE têm provimento legal no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, estabelecido pelo Decreto-Lei nº 20/2012, de 19 de julho, e actuam com autonomia pedagógica, científica e cultural inerentes aos estabelecimentos de ensino superior privado (Art.º 25º-2 do Decreto-Lei nº 20/2012 de 19 de julho), e garantida através do Presidente enquanto órgão executivo singular, do Conselho de Administração, com competências delegadas pela COOPENSINO para exercer funções deliberativas e executivas e ainda do Conselho Científico e Pedagógicos e do Conselho Disciplinar.

 

— Nota de Boas Vindas

 

— Fundado em

1991

— Sede

Ilha de São Vicente

— Polo

Cidade da Praia

Quem somos

Historia

A história do Ensino Superior, em Cabo Verde, está indelevelmente marcada pelo ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, enquanto primeira iniciativa de ensino superior privado, no país.

Fundada em 1991, por uma Comissão Dinamizadora composta por António Canuto, Hermes Morazzo, Ananta Pinto, João Spencer, Ana Maria de Novais St’Aubyn e Afonso Zego, denominava-se, então, Escola Superior de Gestão e Marketing e Contabilidade. Actualmente, tem como entidade instituidora a COOPENSINO - Cooperativa de Ensino Superior, com sede na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde.

1991

  • Implementação dos Cursos de Bacharelato em Gestão e Marketing e em Contabilidade – Cidade do Mindelo, primeira iniciativa de ensino superior privado em Cabo Verde.

1994

  • Lançamento dos Cursos de Bacharelato em Gestão e Marketing e em Contabilidade – Cidade da Praia;

2003

  • Lançamento do Curso de Mestrado em Gestão de Empresas, parceria com o ISCTE, na Cidade do Mindelo.

2004

  • Lançamento do Curso de Mestrado em Gestão de Empresas , na Cidade da Praia.
  • Lançamento do Curso de Bacharelato em Contabilidade e Administração – via Ensino Formação de Professores para o Ensino Secundário Técnico.

2005

  • Lançamento do Curso de Complemento conducente Licenciatura em Contabilidade e Administração – Ramo Administração e Controlo Financeiro, parceria com o ISCAL (Dupla creditação);
  • Lançamento da Licenciatura em Contabilidade e Administração, parceria com o ISCAL (Dupla creditação);
  • Lançamento da Licenciatura em Gestão , parceria com o ISCTE(Dupla creditação).

2006 e 2007

  • Lançamento do Curso de Complemento conducente a Licenciatura em Contabilidade e Administração – Ramo Auditoria;
  • Implementação do Projecto de Simulação Empresarial (PSE).;
  • Introdução da disciplina do Inglês em todos os anos curriculares e em todos os cursos;
  • Promoção do Sucesso Escolar:
    1. Matemática Zero
    2. Expressão Oral e Escrita
    3. Realização da SEMANA ISCEE – Julho 2007.

2008

  • Lançamento do Curso de Licenciatura em Turismo, parceria com o IP Coimbra.
  • Lançamento do Mestrado em Turismo, parceria com o IP Coimbra.

2009

  • Criação do Centro de Investigação Cientifica – STORG -Centro de Investigação em Estratégia Empresarial e Estudos Organizacionais.

2010

  • Lançamento do Curso de Licenciatura em Marketing.

2014

  • Lançamento do ISCEE Cabo Verde Business School, departamento responsável pelas pós-graduações, quer a nível de mestrados quer de doutoramentos;
  • Lançamento do Curso de Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais;
  • Lançamento do Curso de Licenciatura em Informática de Gestão.

2015

  • Lançamento do Curso de Estudos Superiores Profissionalizante em Gestão de Agências de Viagens e Turismo, na Praia;
  • Lançamento do Curso de Estudos Superiores Profissionalizante em Gestão da Animação Turística, no Mindelo;
  • Lançamento do Mestrado em FISCALIDADE, em parceria com o ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

2017

  • Lançamento do Mestrado em GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, em parceria com o ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

2019

  • Abertura da 1ª Edição dos Cursos de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais e em Turismo, em parceria com a Universidade do Algarve - Portugal

Missão

"Produzir, transmitir e disseminar o conhecimento científico de excelência na área das ciências económicas e empresariais, colocando-o ao serviço do tecido empresarial nacional e da sociedade em geral"

Visão

Ser uma instituição de ensino superior de referência a nível nacional e líder na formação de quadros com elevada competência técnica e aptos para enfrentar os desafios do mercado.

Valores

O ISCEE defende como principais valores: a transparência entre os seus agentes, a ética e a responsabilidade social, o serviço à comunidade e rege-se por um código de conduta partilhado entre todos os seus stakeholders.

Assume, ainda, os seguintes valores institucionais:

  • Excelência do Ensino;
  • Excelência da Investigação e Desenvolvimento;
  • Abertura e participação na Sociedade;
  • Responsabilidade social;
  • Cultura de mérito;
  • Cooperação e intercâmbio científico, em especial com os países europeus e de expressão oficial portuguesa;
  • Excelência no saber fazer de forma autónoma.

Organograma
Estatutos e Regulamentos do ISCEE
Relatórios e Acreditações
Responsabilidade Social

O ISCEE apresenta várias Bolsas de Estudo para permitir aos alunos com mérito terem acesso ao Ensino Superior e contribuirem para um Cabo Verde mais competitivo no panorama mundial.

Protocolos de Cooperação

Parcerias estratégicas com Instituições de Ensino Superior Portugueses

      IPL – Instituto Politécnico de Lisboa

      ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

  • Mestrado em Auditoria;
  • Mestrado em Fiscalidade;
  • Mestrado em Gestão das Instituições Financeiras;
  • Licenciatura em Contabilidade e Administração;


       ESCS – Escola Superior de Comunicação Social

  • Bacharelato em Gestão e Marketing;


        EG/ISCTE – Escola de Gestão do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

  • Mestrado em Gestão
  • Licenciatura em Gestão

        IPC – Instituto Politécnico de Coimbra

  • Licenciatura em Turismo
  • Mestrado em Turismo

        IPL – Instituto Politécnico de Leiria

  • Curso de Especialização Tecnológica (CET)

       Universidade Técnica de Lisboa

  • Universidade de Coimbra
  • FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Serviços/Departamentos

O ISCEE apresenta várias Bolsas de Estudo para permitir aos alunos com mérito terem acesso ao Ensino Superior e contribuirem para um Cabo Verde mais competitivo no panorama mundial.